segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vai, Hendrix! ser gauche na vida


Jimi Hendrix era canhoto. Como apenas cerca de 10% da população possui essa característica, durante muito tempo se acreditou que ser canhoto era romper o padrão normal, o que significaria algo ruim. Para muitos, os canhotos eram mais instáveis emocionalmente. No dicionário Aurélio, canhoto também é definido como "inábil, desajeitado". O dicionário Houaiss cita o regionalismo informal que utiliza "canhoto" como diabo. Em italiano, a esquerda é chamada "la sinistra", enquanto a direita é "la destra". Em francês, "gauche" (esquerdo) pode ser usado como sinônimo de alguém que foge às regras, como bem disse Drummond no seu "Poema de sete faces":
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
JimiHendrix rompeu todos os padrões da música. Inventou um jeito próprio de tocar, desenvolveu uma técnica inacreditável, e se transformou no maior guitarrista da história. Abandonou a vida cedo, e tornou-se imortal.

Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison morreram aos 27 anos, num intervalo de um ano entre 1970 e 1971. E isso, obviamente, alimentou teorias conspiratórias as mais diversas. Oficialmente, a então namorada Monika Dannemann encontrou Jimi morto num quarto de hotel em 18 de setembro de 1970. Ele havia ingerido nove pílulas para dormir e vinho tinto (quase uma sobremesa para os padrões de loucura do rock da época!) . A autópsia revelou asfixia pelo próprio vômito. Depois, Monika mudou a versão da morte várias vezes. E, para completar a teoria da conspiração, em 2009, o ex-roadie James “Tappy” Wright escreveu um livro onde afirmava Hendrix foi assassinado pelo empresário.

Jimi Hendrix foi gauche na vida. Na verdade, ele foi o próprio anjo torto da música...

  © Blog 'Croquis' Bahia Vitrine 2009

Voltar ao TOPO