terça-feira, 24 de agosto de 2010

Auto ajuda quântica


Sei que a arte é irmã da ciência
Ambas filhas de um Deus fugaz
Que faz num momento
E no mesmo momento desfaz
Esse vago Deus por trás do mundo
Por detrás do detrás
Gilberto Gil




"Segundo a teoria quântica, existe uma probabilidade pequena, porém calculável, de que nós nos desintegrássemos na nossa sala de estar e fôssemos parar em Marte". Esse é um trecho do excelente livro Mundos Paralelos, do físico americano Michio Kaku. Nele, o professor aborda as loucuras decorrentes da física quântica. E, sem dúvida, a que mais impressiona é a possibilidade de existência de realidades múltiplas. E tudo isso por causa dos elétrons, esses "seres" abstratos que conhecemos no colégio. Descobriu-se que o elétron pode estar em todos os estados possíveis simultaneamente, e é a nossa observação que "cria" apenas um estado. Isso mesmo. Segundo a física, nós criamos a realidade pela nossa ação direta. Antes de nossa ação, tudo é possível. Logo, nós não construimos nossa vida, nós desconstruimos nossa vida...

Tive o privilégio de ser aluno do grande filósofo Saja. E, duas coisas que ele disse foram além do curso de arquitetura. Na primeira aula, disparou: "O que você está fazendo de sua única vida?". Em outra aula, teorizou que ao desenhar um círculo numa folha em branco você está, na verdade, excluindo a possibilidade do quadrado, ou do triângulo. Projetar seria, então, desconstruir todas as possibilidades até restar uma só. Só depois de um tempo descobri que a mecânica quântica habitava aquelas questões, e que a física teórica atual carrega uma enorme carga de filosofia e teologia. Afinal, o que Saja de forma tão brilhante nos mostrou é que nós não somos presos à nossa realidade, nossa realidade é que está presa a nós. 

A física quântica conseguiu transformar o acaso e o imprevisível em algo de uma beleza incrível, uma espécie de livre-arbítrio do universo. Em vez de pensarmos que algo é a única coisa possível, que aquilo é o que nos reservava o destino, temos por essa visão que um acontecimento foi a única possibilidade que se concretizou diante de todas as outras infinitas que se perderam.

Como disse o biólogo Richard Dawkins numa palestra genial onde falava do acaso da existência da vida e de como o ateísmo pode guardar uma visão otimista e bela:

"Indivíduos criam os próprios propósitos de vida. Crer que essa é a única chance que temos aprimora a nossa visão de mundo. Nós existimos por um acaso fantástico. Não desperdice a vida. Não haverá outra."

  © Blog 'Croquis' Bahia Vitrine 2009

Voltar ao TOPO