Tudo pode dar certo
Em seu novo filme, "Tudo Pode Dar Certo", Woody Allen retoma velhos temas que sempre parecem um desabafo numa sessão de psicanálise: a atração por uma adolescente ingênua, o humor judaico irônico, a estranheza no convívio social, Nova York... Enfim, bem Woody Allen. Comparado a "Vicky Cristina Barcelona", sua obra anterior, o filme mais parece uma sitcom de televisão. O enredo é previsível, a fotografia é pobre e os personagens são caricatos ao extremo. Mas o filme é bem divertido. O protagonista Larry David encarna bem a figura de um velho gênio egocêntrico, ranzinza e neurótico. Se todos comentam que Allen criou mais um personagem à sua imagem e semelhança, esqueceram do papel de Evan Rachel Wood. Evan nunca conseguiria interpretar mal uma bela jovem que se apaixona por um cara estranho. Afinal, ela foi noiva de ninguém menos que o inclassificável Marilyn Manson!
Mas, para mim, o melhor são os diálogos com referências à física quântica. De início, o velho físico aposentado Bóris despreza a bela jovem Melody por causa da diferença entre a capacidade intelectual de ambos. Mas, ao vê-la chegar de uma festa, semi-bêbada, reclamando que conheceu pessoas desinteressantes que nem sabiam o que é a Teoria das Cordas, ele a observa surpreso, como se tivesse sido apresentado a uma nova pessoa, e diz:
"Inacreditável. O fator de chance na vida é incompreensível. Você entrou no mundo como um evento aleatório, vindo de algum lugar do Mississipi. Eu surgi através da conjunção entre Sam e Yetta Yellnikoff, no Bronx, décadas antes. E, através de uma astronômica combinação de circunstâncias, nossos caminhos se cruzam".
Eu sempre me perguntei qual o sentido de ler sobre física quântica. Ficava pensando que esse troço só serve pra deixar você meio neurótico e estranho ao mundo. E, afinal, quem se interessaria por um cara que acredita que o Princípio da Incerteza de Heisenberg deixa a vida caoticamente linda? Bom, se a resposta for Evan Rachel Wood, vale muito a pena continuar lendo! Valeu, Heisenberg! E viva a Teoria das Supercordas!