segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Niemeyer e o mármore de Bernini


Quando se fala em arquitetura moderna, logo se pensa na racionalidade das formas, ortogonais, simétricas, padronizadas, definidas pela função da arquiteura-máquina, que se despe dos ornamentos que enchiam as construções de coisa nenhuma, e se revela na crueza nua do concreto e do vidro para evidenciar, de forma sincera, do que é feito. 

Mas, eis que vem Niemeyer e, como um neófito que reinventa o possível por não saber ser impossível, dobra levemente a dureza da arquitetura moderna, e faz do concreto, ornamento. A forma é trabalhada de um jeito que deixamos de perceber o concreto como ele é, deixando de ser signo para transcender e aparecer como um significado, algo novo. Parece meio confuso, mas vamos com Ferreira Gullar que vai ficar mais claro. 

 Ferreira Gullar, sempre genial, escreveu: "A realidade material do signo está quase sempre oculta pelo significado. Por exemplo, na Ressurreição, de Pietro della Francesca, percebemos o Cristo como Cristo, mas também como uma imagem que possui determinadas características. advindas da superfície onde ela está pintada: luminosidade, lisura, transparência, etc. É certo que, quanto mais me atenho ao que o signo sgnifica, menos distingo o que nele é especificamente material". Ou seja, quanto mais vemos em uma escultura o que ela representa, menos percebemos a pedra de que ela é feita. Gullar avança mais e diz: "quando o pintor imita à perfeição um braço, de tal modo que nenhum traço do pincel se percebe ali, ele apaga o seu próprio fazer e apresenta o que pintou como uma aparição, um milagre". 

 Bernini foi um escultor genial. Não vou me estender na biografia dele, fica pra outro texto. Na impressionante escultura O Rapto de Proserpina, Bernini alcançou tal perfeição nos detalhes das mãos que seguram o corpo que deixamos de ver ali o mármore duro e imóvel, para vermos o toque leve na pele macia. O mármore, então, perdeu sua condição de signo, e se desvelou como o próprio significado. A alquimia da forma, transmutando mármore em carne 

 E, assim, Niemeyer transformou o concreto da arquitetura moderna no mármore de Bernini.

  © Blog 'Croquis' Bahia Vitrine 2009

Voltar ao TOPO